segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto Teatro jovem na Cidade das Crianças

Alunos da 10ª CRE participam do Projeto Teatro Jovem na Cidade das Crianças


Professoras Beth, de Ciências, e Alessandra, de História (3ª e 4ª a partir da esquerda), com alunas da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, no momento da chegada à Cidade das Crianças. Ao fundo, à esquerda, parte do Viveiro de Aves raras e à direita o Planetário.


Professor Ricardo Alexandre, de Geografia (o 10º a partir da esquerda) com alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes no momento de chegada à Cidade das Crianças.

Centenas de alunos de diversas turmas das escolas municipais da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da SME/Rio, estão participando do Projeto Teatro Jovem na Cidade das Crianças.

Segundo texto de divulgação, o Projeto Teatro Jovem tem como seu principal objetivo proporcionar a jovens brasileiros o contato direto com a cultura e incentivar o hábito de assistir peças de teatro, que assim como os livros também são grandes fontes de conhecimento e cultura.
A programação conta com a parceria da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, que faz o agendamento das visitas, cedendo ônibus para o transporte dos alunos e professores acompanhantes, além de lanche para todos.
Nesta terça-feira, 17 de maio de 2011, os alunos assistiram a peça “Poeira de Estrelas”, baseada em texto de Eduardo Bakr, que contracena com Marina Thompson e, em revezamento das temporadas, com Lorenzza Merthy.



Professor Valério Roedel, de Língua Portuguesa, e Beth, de Ciências (à esquerda) com alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, aguardando o início da peça "Poeira de Estrelas" no teatro da Cidade das Crianças.


A peça causou emoção aos adolescentes das escolas municipais, pela sua linguagem bastante adequada aos jovens e pela história comovente de dois pacientes que se conhecem em um quarto de hospital enquanto aguardam transplantes.
Reconhecendo as dificuldades dos jovens de terem acesso à cultura, e do reduzido hábito brasileiro de frequentar o teatro, o projeto se propõe levar o teatro à escola e também de levar a escola ao teatro.

A presença das escolas da 10ª CRE na Cidade das Crianças, também serviu para que os alunos conhecessem de perto o importante equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, que oferece amplas possibilidades para a prática de atividades de lazer, esportivas, culturais e também de estudos e pesquisas, já que no local existe um planetário com um dos sistemas de projeção digital mais modernos da América Latina, o que proporciona aos seus espectadores uma incrível sensação de imersão no filme.


 Professora Alessandra Racy, de História, (segunda à direita) com um dos atores da peça "Poeira de Estrelas", em pé, à direita, com alunas da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, após a apresentação teatral.






Homenagem da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes ao “Dia do Gari”

Dia 16 de maio: "Dia do Gari"


 

O diretor da Escola Municipal 10-19-047 Joaquim da Silva Gomes, professor João Luiz da Silva, fazendo entrega de presentes ao gari José, em reconhecimento pelos bons serviços prestados à Unidade Escolar.


Professora Sheila dos Santos, coordenadora pedagógica, João Luiz da Silva, diretor, gari José, que foi homenageado, e a diretora adjunta Valéria Monteiro. Dia do Gari, 16 de maio de 2011.



Sendo comemorado em 16 de maio, o “Dia do Gari”, a Escola Municipal 10-19-047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, localizada na Avenida Padre Guilherme Decaminada sem número, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, prestou homenagem aos profissionais da COMLURB que participam do PROGRAMA ESCOLA LIMPA.

Na oportunidade foram homenageados os garis José, Sheila e Eliane, que receberam, uma caixa de bombons e um exemplar do “Dicionário da Língua Portuguesa”, já atualizado com a nova ortografia.


A gari Sheila, que faz parte da equipe responsável pelo desenvolvimento do Programa Escola Limpa, na E.M. Joaquim da Silva Gomes, também foi homenageada no dia 16 de maio.


O diretor da escola, professor João Luiz, agradeceu aos três garis, em nome de todos os integrantes da comunidade escolar, pelo apoio e parceria no programa de limpeza interna e externa de todas as dependências, enaltecendo a sua dimensão social, ambiental e educacional.