terça-feira, 18 de setembro de 2012

Coordenadora pedagógica da EMJS participa do seminário sobre comitê de Gênero



Nesta segunda-feira, 17 de setembro de 2012, o auditório da 10ª Coordenadoria Regional de Educação esteve lotado. Foi lá que aconteceu a apresentação do Comitê de Gênero, para professores, diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos das escolas das regiões administrativas de Santa Cruz, de Sepetiba e de Guaratiba.

A Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes esteve representada pela coordenadora pedagógica, professora Sheila dos Santos e pelo professor Sinvaldo, de História.


Professora Sheila, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes (a primeira à esquerda, na segunda fileira) participando da palestra sobre sexualidade, no auditório da 10ª CRE.

         O evento foi planejado e organizado pela Gerência de Educação da 10ª CRE, e contou com a participação das professoras Elvira Lúcia e Renata d’Acri, vindas do nível central da SME Rio, que fizeram a apresentação do Comitê de Gênero, falando sobre a trajetória, ações e projetos que estão sendo previstos para os próximos anos.



         O encontro, voltado principalmente para os coordenadores pedagógicos, contou também com a presença de diretores, diretores adjuntos, professores e representantes dos diversos setores da 10ª CRE.
         Além dos professores participantes ficarem conhecendo em pormenores, o Comitê de Gênero, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra feita pelo odontólogo Dr. Jarbas, do Programa Saúde na Escola (PSE), que falou sobre sexualidade e apresentou os vídeos: “Era uma vez outra Maria” e “Minha vida de João”, para ilustrar a sua exposição e caracterizar o quanto é urgente refletirmos sobre a equidade de gênero.

Clique nos links abaixo e veja os vídeos


“Era uma vez outra Maria” 


“Minha vida de João”, Parte 1



 “Minha vida de João”, Parte2

         Vendo cada um dos vídeos, e analisando o significado da palavra “equidade”, chegamos à conclusão que equidade não é o mesmo que igualdade, mas sim a virtude daqueles que manifestam senso de justiça, imparcialidade e respeito à igualdade de direitos.
         Ouvindo as palavras das professoras Elvira Lúcia e Renata d’Acri, principalmente quando fizeram comentários sobre a questão da gravidez na adolescência, fato cada vez mais comum entre jovens alunas das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, chegamos à conclusão de que precisamos, como educadores, agir com rapidez, e ao mesmo tempo com muita sensibilidade e compreensão para que nossas meninas não deixem de continuar estudando, planejando suas vindas, e sonhando com um mundo melhor.
         Neste sentido, o Comitê de Gênero, que é uma das inúmeras iniciativas da Extensividade da SME Rio, vem atuando e promovendo ações, sempre visando colaborar com a melhoria do desempenho dos alunos e sua permanência na escola, mesmo em situação de gravidez precoce.
         Recentemente, a Extensividade da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, promoveu um seminário para a troca de experiências sobre o tema “Gravidez... é uma questão de escolha?”, conforme relataram as professoras Elvira e Renata, na palestra realizada na 10ª CRE.
         Ao falar sobre sexualidade, o Dr. Jarbas sugeriu várias atividades e dinâmicas que podem ser aplicadas aos adolescentes em sala de aula, chamando a atenção para a necessidade de parceria das escolas com os postos de saúde, clínicas da família e outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente para orientar e acompanhar de perto as alunas grávidas.



         O encontro dos professores da 10ª CRE com as representantes do Comitê de Gênero serviu para lembrar o compromisso da igualdade entre mulheres e homens, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988, mas, principalmente, para reafirmar que o respeito à igualdade de direito, independe da lei, e deveria acontecer pelo próprio sentimento de cada um.
         Na sua fala de encerramento e de agradecimentos, a professora Rosa Lúcia Raimundo, gerente da GED da 10ª CRE, ressaltou a importância daquele encontro, com especial motivo de parcerias, intercâmbio de experiências e somatório de conhecimentos pedagógicos, sempre em benefício dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário